O que é Coragem?

O que é Coragem?

O que é Coragem? Aprendi lendo gibi, quando era criança. Meu padrasto era professor de história em quadrinhos na ECA, Antônio Luiz Cagnin, e tínhamos gibis espalhados por toda a casa. Uma vez estava lendo uma história do Fantasma, personagem incrível, um vingador, que teve seu barco atacado por piratas mas sobreviveu. Conseguiu chegar meio…

O que é Coragem? Aprendi lendo gibi, quando era criança. Meu padrasto era professor de história em quadrinhos na ECA, Antônio Luiz Cagnin, e tínhamos gibis espalhados por toda a casa.

Uma vez estava lendo uma história do Fantasma, personagem incrível, um vingador, que teve seu barco atacado por piratas mas sobreviveu. Conseguiu chegar meio morto em alguma parte do litoral africano e resolveu dedicar sua vida combatendo a pirataria, a desigualdade e a ganância.

O que é Coragem?Vestia uma roupa (no Brasil vermelha por problemas de impressão, no resto do mundo roxa) que cobria todo o corpo, e uma máscara impedia de saberem sua verdadeira identidade. E vagava pela floresta combatendo as coisas erradas deste mundo.

Numa destas aventuras o Fantasma se encontra com dois guardas-florestais, que procuram uma jovem e bela mulher que fora sequestrada por uma tribo malvada de canibais (OK, esqueça a coerência, o eurocentrismo, etc etc, estamos nos anos 1970 lendo uma história de 1950, a África era um continente misterioso, e cheio de estranhamentos).

O que é CoragemDecidido a salvar a mocinha, o Fantasma não hesita. Chega na aldeia, pula a paliçada (mais parecida com a do Forte Apache, mas OK) cavalgando seu lindo cavalo branco, o Herói. No caminho se depara com os canibais e grita um monte, faz um monte de peripécias, salta, luta, entra numa cabana e corre com a mocinha para cima do cavalo. Pula a paliçada e retorna com a moça são e salvo.

Na receptiva os dois guardas-florestais ficam muito impressionados. Um deles pergunta para o Fantasma:

– Mas você não teve medo de entrar naquela tribo perigosa?

E o Fantasma responde:

– Claro, morri de medo.

E o guarda-florestal pensa, dentro daqueles balões de história em quadrinhos:

– Coragem então não significa não ter medo… Coragem é ter medo e continuar.

Até hoje esta é a minha definição de Coragem. Por sinal os maiores Corajosos que conheci eram os Grandes Medrosos que não foram bloqueados por seus medos.

 

PS – Me lembrei de uma bela homenagem que o Andreas Englund fez para ele, retratando o Fantasma velho, meio aposentado, tentando levar a vida. Se quiser ver clica aqui.

admin
ADMINISTRATOR
PROFILE

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos