Songhoy Blues, tradição e contemporaneidade de Mali

Songhoy Blues, tradição e contemporaneidade de Mali

Do Congo, em meu último post, para Mali, também na África. Mali é território fértil para a produção musical que se exporta para Europa e Américas. Entre os nomes mais conhecidos de lá estão Ali Farka Touré e a dupla Amadou & Mariam. Como boa parte dos países africanos, a mistura de etnias também é…

Do Congo, em meu último post, para Mali, também na África.

Mali é território fértil para a produção musical que se exporta para Europa e Américas. Entre os nomes mais conhecidos de lá estão Ali Farka Touré e a dupla Amadou & Mariam. Como boa parte dos países africanos, a mistura de etnias também é uma característica dessa nação de colonização francesa. São cinco etnias mais populosas e outras tantas com uma população menor. Além do francês, que ainda é a língua oficial, 19 dialetos são falados.

14962289_10210405555072701_1558880091_n

No meio desse caldeirão surge o Songhoy Blues, um grupo que lançou seu primeiro álbum em 2015, Music In Exile. Eles se qualificam como um grupo de desert blues. A história do grupo tem um começo não muito feliz. Nascidos e criados em Timbuktu, uma cidade história cuja origem remonta ao século XII, localizada no norte do país, os criadores do grupo foram obrigados a sair de sua cidade quando uma facção jihadista tomou o poder de boa parte do norte maliano, banindo então o consumo de cigarros, bebidas e a execução de música.

Songhoy BluesAo se estabelecerem na capital de Mali, Bamako, passaram a circular pelas casas da cidade executando músicas de origem Songhoy, o nome do povo do norte, mas com arranjos modernos. Foram escolhidos por um grupo de produtores europeus para participarem de uma coletânea e a partir daí começaram a divulgar suas músicas em outros países.

As canções presentes em Music in Exile são intensas e carregadas de emoção. Ao mesmo tempo que os arranjos nos ligam diretamente com a tradição do blues, os detalhes melódicos não deixam escapar suas origens.

admin
ADMINISTRATOR
PROFILE

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos